TEMPERAMENTO
É até interessante mencionar esse ponto, uma vez que muitos dizem que os cavalos Mangalarga são “sangue quente”, devido à sua origem e história. Mas como já contamos algumas vezes, o Eduardo iniciou a vivência com os cavalos para poder curtir as cavalgadas com seus 4 filhos, Thiago de oito anos, Leonardo de cinco, Bruno que estava com quatro e o Caio, que havia acabado de completar o seu primeiro ano de vida. Pelo fato de serem todos muito pequenos, é claro que um dos principais fatores de busca foi pelo temperamento.
Se dentre os demais cavalos, havia alguns um pouco mais quentes e outros parados demais, que mal saiam do lugar, a égua Mangalarga parece que conseguia identificar quem estava em cima. Quando montada por crianças ou pessoas que não sabiam cavalgar era tranquila, serena e dócil, mesmo com aquelas que nunca haviam subido em um cavalo e não conheciam os comandos mais básicos. Já quando montada por pessoas mais experientes, era avante e atenta, demonstrando toda a coragem para subir e descer barrancos e entrar em lugares desconhecidos. E da mesma forma seguiu com os demais cavalos Mangalarga que adquirimos.
Justamente por esse perfil de comportamento, conforme as crianças cresceram, esses mesmos animais permaneceram sendo seus animais de confiança, pois se adaptavam facilmente às vontades e necessidades de cada momento, seja quando mais novos cavalgando mais lentos, como um pouco mais velhos quando queriam apostar corridas.
COMODIDADE
Esse foi um outro fator que também contou muito para a decisão. A marcha dos cavalos Mangalarga é com certeza o seu grande diferencial e desde o início a diferença sempre foi nítida. Mesmo tendo antes em sua chácara um cavalo Mangalarga Marchador, no nossa avaliação, a comodidade que o cavalo Mangalarga proporciona ao cavaleiro é sem igual.
Que fique claro que estamos colocando aqui nossa experiência e vivência, não temos preconceitos com nenhuma raça, na verdade somos apaixonados por todos os cavalos. O nosso Marchador era o que mais se aproximava, também muito macio, porém a égua Mangalarga, assim como os demais que posteriormente chegaram, além de serem extremamente macios, por terem passadas mais amplas, ofereciam uma comodidade e prazer ao cavaleiro que nos encantou desde o início.
Para aqueles que não conhecem o cavalo Mangalarga e o confundem com o Mangalarga Marchador, essa é a principal diferença entre a marcha das duas raças. Ambos são macios, porém o primeiro possui maior amplitude e frequência menor de passadas, ganhando terreno com mais facilidade, o que EM NOSSA OPINIÃO o torna muito mais prazeroso em uma cavalgada.
FUNCIONALIDADE
A funcionalidade do cavalo Mangalarga também chama a atenção. E claro que não podemos comparar o seu desempenho em uma prova com um quarto de milha ou a sua capacidade de saltar com a de um BH, porém percebemos que os cavalos Mangalarga desempenham muito bem em todas essas modalidades.
Durante um curto período, o Leonardo começou a fazer algumas aulas de hipismo na Hípica de Santo Amaro.
Ousado como sempre, rss, ele pediu para o pai comprar obstáculos e quando chegava o final de semana ia até um terreno vazio para “testar suas habilidades”. Chegou a saltar obstáculos de 1,20m e até 1,40m numa dessas vezes.
Em outro momento, também por pouco tempo, uma vez que a preferência era pelas cavalgadas, o Bruno e o Leonardo começaram a fazer aulas de tambor, baliza e participaram até de uma prova de team penning na hípica do condomínio Porta do Sol, composta na época por cavalos da raça Appaloosa. Suas éguas mangalarga não só mostravam habilidades nas provas, como também, como muitas vezes faziam os melhores tempos nos treinamentos.
É claro que são apenas exemplos de vivências nossas, mas é fato que o cavalo Mangalarga é extremamente versátil e inteligente, sendo extremamente hábil e veloz para participação em provas das mais diversas modalidades. Sem dúvida isso também nos encantou e encanta até hoje nos cavalos Mangalarga.
BELEZA
Como dizem, os feios que me perdoem, mas beleza é fundamental. Nesse aspecto o cavalo Mangalarga é referência. Na verdade, não vamos nem nos alongar aqui. Já que uma imagem vale mais do que mil palavras, vejam abaixo com seus próprios olhos!
Confira também nossa galeria de imagens!